Eletromec - Plásticos Moldados

Rotomoldagem

O que é Rotomoldagem?

A Rotomoldagem ou Moldagem Rotacional é um processo industrial altamente versátil que permite ilimitadas possibilidades de projeto com o benefício adicional de baixos custos a pequenas escalas de produção.

Descrição do processo

O processo de rotomoldagem começa sempre com um molde de qualidade, o qual é submetido à produção de produtos em um equipamento específico, onde receberá o polímero, será aquecido e posteriormente resfriado. Vários moldes podem ser colocados em cada máquina para uma maior otimização da produção.

O polímero utilizado é pré-medido e colocado em cada molde, então o molde é posicionado no forno do equipamento para lento aquecimento e conseqüente moldagem, através do giro uniforme e simultâneo em seu eixo vertical e horizontal. Uma vez aquecido o polímero preenche uniformemente toda a superfície interna do molde, o qual posteriormente é resfriado retendo esta uniformidade na espessura projetada, dando assim a forma final da peça.

Uma vez resfriado, o molde é aberto e a peça pode então ser desmoldada. A velocidade de rotação, o tempo, o aquecimento e resfriamento são projetados e controlados durante todas as etapas do processo.

Vantagens do processo

A Rotomoldagem proporciona diversas vantagens comparativamente a qualquer outro processo. Com um projeto adequado, diversas partes que são normalmente montadas para formarem a peça final, poderão ser produzidas em uma única peça, eliminando custos excessivos de fabricação.

O processo possui também uma infinidade de particularidades importantes como, uma espessura consistentemente uniforme em toda a superfície ou a possibilidade de incrementos livres de tensão em determinadas regiões, assim como em seus cantos e arestas. Se resistência adicional é exigida, a geometria da peça poderá conter elementos estruturais para essa finalidade.

Insertos, alças, cortes, superfícies planas ou complexas, detalhes de superfícies, tais como logomarca, também podem ser incorporados. Os projetistas poderão contar ainda com a opção de paredes simples ou duplas, com seu interior oco ou preenchido com, por exemplo, espumas de isolamento térmico.

Vantagens de custo

Quando custo é um fator importante, a Rotomoldagem possui diversas vantagens sobre outros importantes processos. Em comparação a Injeção e ao Sopro, a Rotomoldagem pode facilmente produzir peças pequenas ou de grande geometria a um custo final menor. As ferramentas necessárias ao processo de Rotomoldagem também possuem um custo infinitamente inferior. Alterações de projeto também podem ser incluídas com maior facilidade e a um custo igualmente inferior.

A Rotomoldagem é um processo de produção altamente versátil, uma opção que reúne diversas possibilidades de projeto com o benefício adicional de baixos custos de fabricação.

Conheça também a Vacuum Forming

Rua Rio Paraopeba nº 1010-A, Riacho das Pedras, Contagem/MG - Telefax: +55 (31) 3361-1955